Anchieta, no litoral do sul do Estado, será a quarta cidade a receber a exposição “Do Passado ao Horizonte, 150 Anos de Travessias”, em abertura que acontece na sexta-feira (04/10), às 20h, na Praça do distrito de Alto Pongal, que tem sua história relacionada à imigração italiana.
A exposição ficará aberta à visitação no mesmo local nos próximos 30 dias, sempre de 8h às 11h e, aos finais de semana, o horário será estendido para parte da noite. Grupos podem agendar a visita pelo telefone (28) 99982-5525.
A mostra foi organizada pela Comunità Italiana, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, o Governo do Estado, a Secult e conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LICC) e do Grupo Águia Branca.
Ela é uma continuidade dos eventos que marcam os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo e no Brasil, e estará exposta simultaneamente em 21 cidades, de norte a sul do Estado.
Foi dividida em quatro tempos, distribuídos em 20 lâminas de tecido, no tamanho de 1,80mx90cm, que retratam as motivações da emigração dentro do processo de Unificação Italiana, a viagem dos migrantes, o contato com o Novo Mundo e as perspectivas de futuro. Os quatro tempos foram identificados como a Origem, a Travessia, o Brasil e o Futuro.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ O Jornal Online)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)