Em Anchieta, 42 produtores da agricultura familiar começaram a receber ontem (18) cerca de 32 mil mudas de palmito pupunha. A solenidade da entrega ocorreu na Escola Família Agrícola de Olivânia, no interior do município, durante o ‘Dia de Campo’, promovido para orientar os agricultores selecionados.
Durante o evento, que teve a participação de representantes da Prefeitura e da Ales, os novos produtores de palmito receberam informações necessárias para iniciar o cultivo, técnicas de manejo e colheita. Ainda, houve um momento de interação com um potencial comprador local.
Conforme o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Jorge Antunes, a ação faz parte do Programa de Arranjo Produtivo da Fruticultura, realizado entre a Prefeitura de Anchieta e a Assembleia Legislativa do Estado (Ales).
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a área de ocupação do cultivar no município será de 6,5 hectares. Após o plantio, a previsão é que os primeiros palmitos sejam colhidos em três anos.
Quem está otimista é a produtora Ana Hilda Gomes Barbosa, 45. Ele irá receber mil mudas do cultivar para plantar em uma várzea de sua propriedade, em Itaperoroma Baixa. “A pupunha irá ocupar uma área que hoje está improdutiva e vai ajudar a incrementar a renda da minha família. Pretendo vender o palmito na propriedade e na feira da agricultura familiar”, disse.
O produtor Joilson Coutinho, 56, morador da comunidade de Duas Barras, irá plantar 200 mudas. Segundo ele, a pupunha será mais uma nova fonte de renda da família, que já cultiva café e banana.
O Programa de Arranjo Produtivo da Fruticultura recentemente entregou 13 mil mudas de maracujá a 23 agricultores. Em breve irá entregar 5 mil mudas de(laranja, limão e pocan a 21 produtores rurais. Ainda há previsão para entrega de manivas de aipim para 10 agricultores.
Informações: (28) 99273-6880.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Dirceu Cetto)
(FT.\CRÉD.: Marcos Vinícius \\ Divulgação)