Guarapari avança na proteção à infância e adolescência com implantação do SIPIA

A prefeitura de Guarapari, deu um importante passo para fortalecer a rede de proteção à infância e adolescência com a implantação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). O sistema tem como objetivo integrar e organizar informações sobre crianças e adolescentes, permitindo uma atuação mais eficaz e coordenada das políticas públicas no município.

Nesta terça-feira (25), conselheiros tutelares titulares e suplentes participaram de um treinamento sobre o SIPIA, conduzido por Rosânia Soares, coordenadora técnica estadual do SIPIA CT e presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Inicialmente, o sistema será utilizado pelos conselheiros tutelares e, gradativamente, será expandido para o Conselho de Direitos e para serviços de atendimento a crianças e adolescentes.

A implantação do SIPIA trará benefícios significativos para a população, como a melhoria da qualidade dos serviços prestados, a redução das desigualdades e vulnerabilidades, o fortalecimento da participação social e comunitária e a promoção dos direitos e do bem-estar da infância e adolescência.

Para a secretária municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania, Tatiana Perim, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com a proteção dos menores. “Estamos trabalhando para garantir que todas as crianças e adolescentes de Guarapari tenham acesso a serviços de qualidade e sejam protegidos de todas as formas de violência e exploração”, destacou.

A coordenadora das Políticas dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Rosânia Soares, também ressaltou a importância da medida. “A implantação do SIPIA CT significa um importante avanço, possibilitando que o Poder Público identifique os índices de violação dos direitos das crianças e adolescentes e, assim, elabore políticas públicas mais assertivas. Além disso, é uma ferramenta que facilitará o trabalho desenvolvido pelo Conselho Tutelar”, afirmou.

Nos próximos dias, novas ações serão divulgadas, reforçando o compromisso do município com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar das crianças e adolescentes de Guarapari.

 

(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)

(INF.\FONTE: SeCom PMGpr \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: SeCom PMGpr \\ Divulgação)