Desde 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem ofertado o agendamento de consultas com a Agenda Programada, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essa opção permite ao paciente ter acesso a consultas sem esperar por muito tempo e, em fevereiro de 2023, foram realizados 3.281 atendimentos, enquanto em fevereiro de 2024, foram realizados 4.447 atendimentos.
Esses números foram possíveis devido à organização do sistema, como explicou a secretária de Saúde Alessandra Albani. “Antes, os agendamentos eram feitos sem um número definido de vagas, o que resultava em marcações para meses à frente. Com a Agenda Programada, o número de vagas é limitado e a gestão consegue monitorar a agenda médica e de enfermagem, garantindo um cumprimento mais eficiente da agenda”, concluiu.
Saiba mais sobre os benefícios:
Organização: Um sistema de agendamento ajuda a organizar o fluxo de pacientes, garantindo que haja tempo adequado para cada consulta ou serviço.
Redução do tempo de espera: Agendar consultas ou serviços com antecedência pode reduzir o tempo de espera nas unidades de saúde, proporcionando uma experiência mais eficiente para os pacientes.
Melhoria do acesso: Através do agendamento, os pacientes podem garantir que tenham acesso a consultas e serviços quando precisarem, sem a necessidade de esperar por longos períodos.
Gestão de demanda: O sistema de agendamento pode ajudar na gestão da demanda, permitindo que as unidades de saúde aloquem recursos de forma mais eficaz e atendam às necessidades da comunidade de maneira adequada.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)