Tribunal suspende pesquisa eleitoral em Anchieta

Pesquisa que dá vantagem expressiva a Léo e praticamente elimina Luiz Matos é barrada no TRE, e terá multa de R$ 30.000,00 em caso de descumprimento

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo determinou na noite desta sexta-feira, 30,  a suspensão total da divulgação dos resultados da pesquisa eleitoral registrada sob o nº. ES-08795/2024, contratada pela Directa Consultoria e Publicidade Ltda., publicizada através do portal vinculado a empresa realizadora do levantamento, e que aponta Léo Português com quase 10% (dez por cento) de vantagem nas intenções de voto no município sobre seu adversário potencial Marquinhos Assad.

O TRE-ES em apreciação a representação da Coligação de Marquinhos, suspende pesquisa e vê necessidade de esclarecimentos sobre diversos itens e afirmou que a pesquisa não cumpriu integralmente os requisitos exigidos pela Legislação em vigor.

A proibição de publicação alcança de forma direta o jornal pertencente a empresa que realizou a pesquisa, o jornal Redação Capixaba pertencente ao coordenador da campanha do favorecido, e ainda é citado outro jornal da região, todos sob pena de multa de R$ 30.000,00 em caso de descumprimento.

O TSE tem aumentado o rigor com as pesquisas eleitorais, obrigando o envio de relatórios mais detalhados com dados do levantamento, para aumentar a transparência.

Isso, porque, o eleitor brasileiro, culturalmente, costuma ser muito influenciado por pesquisas eleitorais, sendo necessário maior rigor e cuidado nessa divulgação, e a decisão do TER-ES se nesse caso por hora se alinha com esse posicionamento.

(Texto atualizado às 01:55h)

A empresa Directa Consultoria e Publicidade Ltda., através do seu representante senhor Alan, fez contato com a nossa redação na manhã de ontem, 31, informando que não possui ligação, contato ou conexão com a campanha de qualquer dos candidatos em Anchieta, ou outros municípios municípios onde realiza seus levantamentos. Apresentou em nosso WhatsApp alguns documentos, que segundo ele, estão disponíveis no sistema TSE PesqEle, e que comprovam a regularidade do levantamento em Anchieta, bem como informou já ter respondido a ação no TRE, e aguarda a derrubada da liminar de suspensão.

(Texto atualizado às 11:10 h de 01/09/2024)

VEJA a ÍNTEGRA da DECISÃO do TRE-ES ainda em vigor:

decisão liminar pesquisa

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Internet)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)