anch2

Professora premiada pelo Sebrae por álbum de figurinhas antirracista

Foi um gol de placa a ideia da professora de História da rede pública municipal de Anchieta, Núbia Barcelos, de fazer com os alunos um álbum de figurinhas da Copa Antirracista. Ela recebeu, nesta terça-feira (7), o prêmio “Educador Transformador” do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

A professora Núbia pegou carona na popularidade das figurinhas de jogadores da Copa do Mundo de Futebol, entre as crianças, para promover a diversidade e a igualdade: em vez de retratar jogadores famosos, as figurinhas destacavam personalidades negras do cenário mundial, nacional, estadual e municipal, como o Mestre Valentim, do Jongo da comunidade de São Mateus, interior de Anchieta.

O projeto apresentado ao Sebrae-ES por Núbia foi intitulado de “Copa Antirracista: Promovendo a Diversidade e a Igualdade”, planejado e pensado durante a formação em serviço dos professores de História e Geografia. Nubia realizou sua ideia com os alunos da escola Irmã Terezinha Godoy de Almeida, da Sede de Anchieta “em uma jornada de aprendizado e conscientização sobre a importância da diversidade racial e da igualdade”, disse.

“Nosso objetivo era criar um ambiente de aprendizado inclusivo, onde todos os alunos se sentissem representados e valorizados”, explicou durante sua emocionante apresentação. “Ao destacar figuras negras proeminentes, queríamos mostrar aos nossos alunos que a história não é apenas feita por um grupo seleto de pessoas, mas por uma diversidade de indivíduos cujas contribuições moldaram o mundo em que vivemos”, disse.

Em reconhecimento ao seu trabalho excepcional, o SEBRAE concedeu à Professora Núbia Barcelos o reconhecimento por participar do Prêmio Educador Transformador, um testemunho de seu compromisso com a educação transformadora e sua capacidade de inspirar mudanças positivas.

“Estamos extremamente gratos pelo compromisso e dedicação da Professora Núbia Barcelos em promover uma educação que celebra a diversidade e promove a igualdade”, afirmou Secretária da pasta Maria Daniela Sartório Marinho, durante a cerimônia de premiação. “Seu projeto é um exemplo brilhante de como a educação pode ser uma força poderosa para o bem em nossa sociedade”, completou. (Com informações de Núbia Barcelos)

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Gilberto Vieira)

(FT.\CRÉD.: Sebrae-ES \\ Divulgação)