Iniciativa “Saúde sem Falta” monitora ausências e implementa ações para melhorar a eficiência do SUS no município
Anchieta (ES) – Um programa pioneiro na região Sul do Espírito Santo, criado em março deste ano, já apresenta resultados positivos na redução do número de faltas a consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS) em Anchieta. O “Saúde sem Falta” foi desenvolvido para diminuir o índice de ausências não justificadas, que impacta diretamente as filas de espera por atendimento.
De acordo com Sandra Carriço, gerente estratégica de auditoria, controle, avaliação e regulação da Saúde de Anchieta, o programa surgiu após um levantamento que apontou uma média de 30% de faltas em todo o estado. “Descentralizamos as ações e criamos um setor específico para aproximar o serviço do paciente”, explicou.
Ações e resultados
Entre as estratégias adotadas estão:
-
Monitoramento ativo das consultas e exames agendados;
-
Comunicação direta com os pacientes, confirmando com antecedência a presença ou não sobre a consulta/exame;
-
Agendamento de transporte para moradores da zona rural;
-
Campanhas de conscientização nas redes sociais e unidades de saúde.
Os primeiros dados mostram uma redução de 12% nas faltas. Em janeiro de 2025, o município registrava 33,7% de ausências, segundo o Governo do Estado. Em abril, o índice caiu para 21,7%, deixando Anchieta na 20ª posição no ranking de faltas, entre os 21 municípios da Região Sul analisados.
Especialidades com maior índice de faltas
Segundo a auditoria, as primeiras consultas com psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e dermatologistas são as que registram mais faltas sem justificativa. “A partir do momento em que o paciente avisa, conseguimos colocar outra pessoa no lugar e isso ajuda na gestão da fila”, destacou Sandra.
Expansão de serviços
Atualmente, 120 pacientes por dia são transportados para atendimentos em outras cidades. A Prefeitura negocia a oferta de endoscopias e colonoscopias no Hospital de Anchieta, em parceria com o Mepes e o Governo do Estado, reduzindo a necessidade de deslocamento.
O “Saúde sem Falta” segue em aprimoramento, com o objetivo de reduzir ainda mais os índices de não comparecimento e melhorar a eficiência do SUS no município.
(Matéria elaborada com base no comunicado oficial da Prefeitura de Anchieta*)
(DA REDAÇÃO \\ Beatriz Fontoura)
(INF.\FONTE: PM Anc \\ Monique Ferbek)
(FT.\CRÉD.: PM Anc \\ Jonas Pereira)