whatsapp-image-2024-02-28-at-07-15-48

Saúde adota nova medida para evitar casos de dengue

Diante do aumento no número de casos suspeitos de dengue no município de Anchieta e com base do Decreto Estadual de Situação de Emergência – (Decreto nº 5623-R/24), a Secretaria Municipal de Saúde irá adotar mais uma estratégia de controle do mosquito Aedes aegypti: o bloqueio em locais com casos suspeitos de dengue.

Conforme informações da Vigilância Ambiental, a ação consiste na aplicação de inseticida, por meio de bomba costal motorizada, nos bairros com maior número de notificações para controlar a infestação de mosquitos. A ação é realizada mediante condições climáticas. O cronograma será suspenso caso esteja ventando ou chovendo.

De acordo com o setor, o uso dessa metodologia apresenta eficácia significativa para o controle do mosquito na fase adulta, uma vez que a névoa de aplicação pode ser direcionada para o local a ser tratado, o mais próximo possível dos domicílios.

Este ano já foram notificadas 79 pessoas, sendo confirmados 18 casos e 54 estão ainda sob investigação.

É importante destacar que a melhor e mais eficiente maneira de controlar o mosquito é eliminar água parada, evitando a procriação do inseto. Segundos dados da Saúde, cerca de 80% dos focos do mosquito são encontrados em residências, em locais onde moram pessoas.

 

 Vigilância Ambiental: (28) 99276-9563.

Dados da Dengue em Anchieta- 2024 (de 01/01/2024 a 24/02/2024)

Fonte: Vigilância Epidemiológica

 

CASOS NOTIFICADOS (suspeitos de Dengue)- 79

CASOS CONFIRMADOS: 18

DESCARTADOS: 7

EM INVESTIGAÇÃO: 54

 

CRONOGRAMA  BLOQUEIO DE CASO (BOMBA COSTAL MOTORIZADA)

Dia: 28/02/2024

Iriri

– Rua Juliete Cruz;

– Rua Desembargador José;

– Rua Comitê Braga.

 

Dia: 01/03/2024

Alvorada

– Rua Paulo Diniz;

– Rua Guilherme Líbano;

– Rua Marechal Floriano Peixoto;

– Av. Atílio Rauta;

– Rua Odilon Marquezi;

– Rua Adolfo Garcia;

– Rua Aldomário Brilhante.

 

ATENÇÃO:

* A aplicação não será realizada em toda extensão das ruas. Somente no entorno das residências onde algum morador tenha sido notificado  com suspeita de dengue.

* Os próximos  cronogramas serão montados de acordo com a chegada de notificações no setor responsável pela aplicação (Vigilância ambiental).

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)